quarta-feira, 1 de agosto de 2012

A Lenda do Sapatinho Vermelho

Como vocês sabem, sou mãe, mas só de gatos. :)

Não tenho muita experiência com bebês então fiquei surpresa quando uma amiga me contou uma antiga superstição sobre sapatinhos vermelhos.

Diz-se que os bebês devem sair da maternidade calçando um par de sapatinhos na cor vermelha para atrair sorte, felicidade, saúde e espantar o mau-olhado. Há quem diga que devem ser usados também no sétimo dia de vida do recém-nascido para evitar problemas com o umbiguinho e a saúde.

Pesquisei o assunto e encontrei muitas significados para se usar o vermelho e uma versão para essa lenda.

Nas culturas orientais o vermelho sintetiza tudo que é positivo para uma pessoa, como sorte, prosperidade, iluminação, sucesso, liderança, nobreza etc. A noiva oriental veste vermelho em seu casamento para garantir muitos anos de união e felicidade.

Nas culturas indígenas, o vermelho é usado como proteção contra os maus espíritos.

Popularmente é conhecida como a cor do amor.

A lenda do sapatinho vermelho vem de um antigo costume cigano. Conta-se que cada bebê escolhe um casal para ser seus pais durante a vida. Porém, uma vez houve um bebê bastante indecido se faria a melhor escolha para a sua felicidade. Apareceu então uma Mestra com poderes especiais que tocou-lhe a cabeça e disse: "Tenha confiança. Para que sua vida na Terra seja tranquila eu enviarei um amuleto, sob a forma de presente, garantindo sua saúde e felicidade".  O primeiro presente que ele recebeu foi um par de sapatinhos vermelhos que assegurou-lhe tudo que a Mestra havia prometido. Desde então a tradição cigana espalhou-se por todo o mundo.

Visite nossa loja e veja outros modelos de sapatinhos para bebê loja virtual do Elo7.

Selecionei alguns modelos lindinhos do Flickr para ilustrar o post.

La Belle Helene

Sara Seth

LikClick Photography  
mersears


2 comentários:

  1. Cientificamente falando, ouvi dizer que o vermelho é a primeira cor que o bebê consegue enxergar nos primeiros meses.
    :)

    ResponderExcluir
  2. OLÁ!VCS JÁ VIRAM NO FACE?
    LENDASAPATINHOSVERMELHOS...LENDA ORIGINAL E SAPATINHOS LINDOS..

    ResponderExcluir